31/08/2014

A história de Davi - um resumo

Davi era um jovem comum à sua época. Não possuía uma aparência exuberante.

E pastoreava as ovelhas de seu pai.  Vivia num povoado pequeno, em Belém e era um excelente músico.

Samuel que era profeta em Israel na época foi mandado por Deus a casa de Davi para o ungi-lo para ser o próximo rei depois da morte de Saul.

Saul era um rei rebelde e fez muita coisa errada e uma delas foi
perseguir Davi para o matar depois que soube que Deus o havia escolhido para ser o próximo rei de Israel.

Antes de completar 18 anos Davi teve que ir visitar seus irmãos no campo de batalha e lá viu Golias provocando o povo e os desafiando a achar um homem corajoso suficiente para lutar contra ele. Golias era um gigante e ninguém em Israel tinha coragem para o enfrentar. 

Quando Davi viu a cena ficou revoltado e se ofereceu para lutar contra Golias. Todos riram de sua decisão, mas aceitaram. Até Golias riu de Davi, mas Davi confiava em Deus e não em sua força, por isso venceu Golias e foi bem sucedido soldado do rei Saul.

O rei depois desse feito deu sua filha para ser esposa de Davi e assim Davi passou a morar com o rei Saul. Mas o rei foi ficando irritado com a fama de Davi e resolveu matá-lo. Sua esposa com a ajuda de seu irmão salvaram Davi das garras do rei assassino.

Davi viveu muitos anos fugindo do rei Saul. Mas assim que o rei morreu, juntamente com seus filhos em uma guerra Davi foi aclamado rei de Israel.

Davi também fez coisas erradas quando foi rei de Israel, uma delas foi praticar adultério com a mulher de seus soldado. Davi já tinha umas 4 esposas e foi buscar outra que já tinha compromisso. Com isso Betseba ficou gravida e contou para Davi e o rei achou que só matando o marido dela para que ela não fosse apedrejada e foi o que fez. Davi se casou com Betseba, mas o bebê não sobreviveu. Depois tiveram mais filhos.

Por causa do pecado de Davi seu filho Absalão tentou matar e tomar o reinado de Davi. Seu outro filho estuprou sua meia irmã e foi morto por Absalão. Sua família não foi bem estruturada por causa das muitas mulheres e filhos. Absalão também foi morto por causa da tentativa de matar seu pai.

Davi em sua velhice teve o desejo de construir um templo para Deus, mas foi proibido por Deus por causa das guerras que participou e matou muita gente. Ficou estabelecido que seu filho Salomão seria seu sucessor e construiria o templo.


Depois da morte de Davi seu filho mais velho também foi morto porque não queria aceitar que Salomão fosse rei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário