31/03/2017

A natureza Humana de Cristo

Estudo retirado de uma postagem em um grupo do Facebook sobre a natureza humana de Cristo e sua importância para a salvação.

O que é Pre-lapsariano? E o que é pós-lapsariano?



a) Pre-lapsariano. pré = antes Lapso = descuido - juntando assim as duas palavras, seria antes do descuido. Descuido neste contexto é queda do homem ou entrada do pecado no mundo. quando afirmamos que Cristo quando veio a esta terra assumiu uma natureza pré-lapsariana, estamos afirmando que a Natureza que Cristo assumiu quando esteve na terra não era semelhante a das pessoas que viviam em sua época mas semelhante a da raça humana antes do lapso antes do descuido ou antes da queda.

b) Pós-Lapsariano. Pós = Posterior ou após Lapso= Descuido. - juntando assim as duas palavras, seria após o descuido. Descuido neste contexto é queda do homem ou entrada do pecado no mundo. quando afirmamos que Cristo quando veio a esta terra assumiu uma natureza pós-lapsariana, estamos afirmando que a Natureza que Cristo assumiu quando esteve na terra era semelhante a das pessoas que viviam em sua época, não igual mas semelhante.

Obs.
Porque não igual mais semelhante? Existe uma diferença entre igualdade e semelhança, quem é meu semelhante? Todos seres humanos são meus semelhantes. – Todos os seres humanos são iguais? Idênticos? Não são? Assim Cristo nasceu semelhante a raça humana.

O que é anti-Cristo? - Anti - Cristo = tudo o que parece ser de Cristo tem até as mesmas características mas com uma pequena diferença, esta pequena diferença neutraliza o poder de Cristo na vida da pessoa. isso é anti-Cristo.


1 João 4:2 diz que aquele que nega que Cristo veio em carne é o Anti-Cristo, Cristo nasceu do Espírito conforme Mateus 1:18 mas foi participante da carne do pecado vemos em Romanos 8:3 – Cristo venceu o pecado em carne do pecado. Sendo assim podemos afirmar que aquele que afirma que Cristo não venceu o pecado em carne do pecado esta com o espírito do diabo é o anti-Cristo e pergunto: Adão antes da queda possuía carne do pecado? Lógico que não. Então todas as pessoas que pregam que Cristo não assumiu uma natureza humana caída esta pregando doutrinas de demônios, mas existem pessoas boas fazendo isso, peço que considerem e orem, pois vejo o inimigo enganando a maioria das pessoas com esta doutrina absurda. 

Como as pessoas acham que é o anti-Cristo? Notamos que a maioria das pessoas imaginam que Anti Cristo aparece de forma explicita declarada não que não apareça mas se fosse só assim não seria tão perigoso. 

Vamos ver o que é Antídoto e como é preparado? Antídoto é feito para neutralizar, exemplo quando uma cobra pega uma pessoa, surge a necessidade de neutralizar o veneno da cobra no corpo da pessoa, para isso é preparado um antídoto e este é feito tendo como um dos ingredientes o próprio veneno da cobra, desta maneira age Satanás ,ele faz com que o poder de Cristo sejam neutralizado na vida dos Cristãos, através de um Cristianismo, falso.

1º. Natureza e Propensões, o que são?

Natureza não é sinônimo de propensões, temos como provar sem sombra de duvida que Cristo assumiu a natureza decaída pecaminosa, mas não temos como comprovar que Cristo tinha nossas mesmas propensões e paixões, por isso Cristo não nasceu com nossa mesma deslealdade pecaminosa, sendo assim diferenciaremos natureza de propensões.

Natureza = características especificas de um ser. 
Natureza humana decaída é igual em todos os seres humanos. Exemplo uma pessoa por ser loira não tem a natureza humana diferente do moreno ou do ruivo. Todos sejam ricos pobres, compartilhamos de uma mesma natureza, no caso natureza humana decaída são características que nos diferenciam dos animais, dos anjos e dos seres não caídos.

Propensões = Tendências de um ser. As propensões são diferentes de Natureza. Natureza é o que nos diferencia como raça humana propensões é o que nos diferenciam uns dos outros, em outras palavras são particulares de cada pessoa. Exemplo uns tem talentos para ser médicos outros pedreiros, uns possuem tendências a serem orgulhosos outros humildes, uns egoístas outros não, as propensões não são as mesmas em cada pessoa, cada um possui sua particularidade, cada um de nós temos algo que nos distingue uns dos outros.

Natureza humana decaída foi adquirida pela raça humana após a queda. Vamos ver as diferenças entre a Natureza humana decaída e não caída:

1º Características da Natureza Humana pré-lapsariana ou natureza humana perfeita.

a) Imortalidade.
O homem ou a raça humana antes do pecado era imortal. Ficaram cheios da mais penetrante angústia e remorso, e agora sentiram que o castigo do pecado era a morte. História da Redenção pagina 41.

b) Capacidade de manter um caráter perfeito. Era possível a Adão, antes da queda, formar um caráter justo pela obediência à lei de Deus... . . . Caminho a Cristo pagina 62.

c) Apetites e Paixões sob o domínio da razão.
 Sua natureza estava em harmonia com a vontade de Deus. A mente era capaz de compreender as coisas divinas. As afeições eram puras; os apetites e paixões estavam sob o domínio da razão. Ele era santo e feliz, tendo a imagem de Deus, e estando em perfeita obediência à Sua vontade. Patriarcas e Profetas pagina 45.

2º Caracteristicas da natureza pós-lapsariano.

a) Mortal.
Ficaram cheios da mais penetrante angústia e remorso, e agora sentiram que o castigo do pecado era a morte. Historia da Redenção pagina 41. 
Obs. A morte é o castigo do pecado, no caso o homem recebeu como conseqüência de sua transgressão antes do pecado a morte não era característica do ser humano ou de sua natureza.

b) Não possuímos dentro de nós capacidade de desenvolver um caráter perfeito. Era possível a Adão, antes da queda, formar um caráter justo pela obediência à lei de Deus mas deixou de o fazer e, devido ao seu pecado, nossa natureza se acha decaída, e não podemos tornar-nos justos. Visto como somos pecaminosos, profanos, não podemos obedecer perfeitamente a uma lei santa. Não possuímos justiça em nós mesmos com a qual pudéssemos satisfazer às exigências da lei de Deus. Caminho a Cristo pagina 62 
Obs. Era possível a Adão antes da queda, não a nós após a queda.

c) Somos controlados pelos apetites e paixões. O Senhor está operando para alcançar os mais depravados. Muitos saberão o que significa ser atraído a Cristo, mas não terão coragem moral para guerrear contra os apetites e paixões. Testimonies, vol. 5, págs. 74.

*De acordo um estudo feito propensões pecaminosas tais como orgulho, inveja e etc, passam no código epgenético de pais para filhos e netos.

* De acordo Ellen G. White, Maus traços de caráter passam de pais para filhos.
"Ponhamos de lado as armas de guerra que o inimigo gostaria que usássemos. Comecemos a trabalhar com seriedade para vencer nossas tendências herdadas e cultivadas para o mal. Pleiteemos com Deus para que remova de nós a ímpia propensão para apontar defeitos e, em seu lugar, dar-nos a vida e o amor de Cristo." Manuscrito 97, 1906. 
Obs. Nossa ímpia propensão deve ser removida não subjugada ou dominada, quando nossas ímpias propensões são removidas passamos a ser participantes da natureza divina.

* A Bíblia confirma em Êxodo 20:5, dizendo o seguinte: visito a maldade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração.

Porque falarmos de propensões? Existe muitas idéias erradas a respeito desde assunto, a maioria das pessoas acreditam que Propensões é sinônimo de natureza e de acordo com a Bíblia e o Espírito de Profecia existe uma diferença.

2º. Citações do Espírito de Profecia que nos esclarece qual Natureza humana que Cristo revestiu-se quando esteve nesta terra.

Existem varias passagens na Bíblia e nos escritos de Ellen G. White que confirmam que Cristo quando veio a está terra ele assumiu uma natureza humana decaída irei me ater a 3 citações.

1- Cristo diz: Como Cristo agia, assim deveis agir. Com ternura e amor, procurai levar os errantes para o caminho certo. Isso exigirá grande paciência e tolerância, e a constante manifestação do amor perdoador de Cristo. Diariamente cumpre seja revelada a compaixão de Cristo. O exemplo que Ele deixou deve ser seguido. Ele tomou sobre Sua natureza sem pecado a nossa pecaminosa natureza, para saber como socorrer os que são tentados. Medicina e Salvação pagina 181

Obs. 
Não acredito na frase natureza pecaminosa acho ela um exagero na linguagem, acredito ser um erro de tradução penso que natureza caída ou decaída seria mais apropriado pois natureza não é pecado. Se me apegar a esta citação por exemplo para provar que Cristo assumiu uma natureza pecaminosa estaria sendo desonesto como os pré-lapsarianos que esquecem todo contexto e apegam apenas a uma citação, iremos ver os detalhes.

2- Os anjos prostraram-se diante dEle. Ofereceram suas vidas. Jesus lhes disse que pela Sua morte salvaria a muitos; que a vida de um anjo não poderia pagar a dívida. Sua vida unicamente poderia ser aceita por Seu Pai como resgate pelo homem. Jesus também lhes disse que teriam uma parte a desempenhar - estar com Ele, e fortalecê-Lo em várias ocasiões. Que Ele tomaria a natureza decaída do homem, e Sua força não seria nem mesmo igual à deles. E seriam testemunhas de Sua humilhação e grandes sofrimentos. Primeiros Escritos Pagina 150.

3- Teria sido uma quase infinita humilhação para o Filho de Deus, revestir-Se da natureza humana mesmo quando Adão permanecia em seu estado de inocência, no Éden. Mas Jesus aceitou a humanidade quando a raça havia sido enfraquecida por quatro mil anos de pecado. Desejado de todas as nações pagina 49.

Existe apenas uma Citação onde Ellen G. White responde a uma pergunta. Ninguém sabe qual é a pergunta que ela está respondendo. Dependendo da pergunta o sentido da resposta muda, se fizer a pergunta a favorecer a doutrina pré-lapsariana, teríamos como comprovar a doutrina nesta passagem e ignorar as demais. Isso seria um tipo de desonestidade.

Exemplo: Imagine um doente dizer que quer beber água. A pessoa que está cuidando pergunta: O Sr. pode esperar um pouco? o doente responde: Sim, posso. O doente agora passa a pedir água e pede 19 vezes consecutivas. Aí a pessoa que esta cuidando é chamada a atenção por não estar atendendo o pedido do doente. Para defender-se ela diz: Ele não queria água no momento que pediu, ele diz para mim dar água daqui um pouco, então estou indo agora dar água. Esta pessoa estaria usando uma desculpa desonesta. Desta forma agem os pré-lapsarianos ignoram mais de 10 declarações e se apegar a uma torcendo e interpretando de uma maneira que deseja e não como o contexto Bíblico confirma.

No texto Ellen White diz que Cristo não possuía a mesma deslealdade pecaminosa que nós, pois se possuísse seria pecador e não serviria para ser nosso salvador.

Eu não possuo a mesma deslealdade do pecado que um cego de nascença possui, nem por isso minha natureza humana é diferente da dele.

Deslealdade não é natureza, estas palavras não são sinônimas. Deslealdade neste contexto pode ser substituído por propensões pecaminosas que precisam ser removidas do ser humano convertido, e se interpretarmos corretamente não teremos problemas em harmonizar esta citação com todo o contexto Bíblico.

4º. iremos responder a seguinte pergunta: Já que Cristo não possui a mesma deslealdade pecaminosa que nós, como ele seria nosso exemplo?

Nesta resposta será esclarecido a importância e o motivo do evangelho de Cristo precisar ser pregado a todo mundo antes da segunda vinda de Cristo. 

Qual o Evangelho de Cristo? Romanos 1:16 . É o poder de Deus para salvação de todo o que crê. 

Salvação de que? Mateus 1:21. Salvação dos pecados. 

Quando ocorre a salvação dos pecados? No batismo João 3:5 a 7.

Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito. Não te maravilhes de te ter dito: Necessário vos é nascer de novo. 

O que seria nascer do Espírito? Mudança de vida e de sentimentos. 
"Nicodemos foi ter com o Senhor, pensando entrar em longa discussão relativamente a pontos sem importância, mas Jesus descobriu-lhe os princípios básicos da verdade, mostrando-lhe que sua primeira necessidade era a de humildade, de espírito suscetível de ensino, de um novo coração; precisava, enfim, nascer de novo, se quisesse entrar no reino de Deus. Acaso não há, em nossas Escolas Sabatinas, os que exercem cargos de responsabilidade e que ficariam irritados e aborrecidos se eu lhes testificasse que também necessitam nascer de novo." Conselhos Sobre Escola Sabatina Pagina 65. 

Batismo ou cerimônia em si não tem valor, o batismo não serve como sacramento, o que tem valor é a renuncia do eu e a mudança de vida. Leiam o que diz a Bíblia com respeito à conversão. "Mostrai-lhes o que seja o fruto da conversão, a prova de que amam deveras a Deus. Explicai-lhes que a legítima conversão se manifesta numa mudança do coração, pensamentos e intenções, pela renúncia de maus costumes, mexericos, ciúme e desobediência. Uma luta tem de ser travada contra cada mau traço de caráter; e então o crente poderá prevalecer-se da promessa: "Pedi, e dar-se-vos-á." Mat. 7:7." Testemunhos Seletos, vol. 2, págs. 392 e 393. 

Obs. Mau traços de caráter devem ser vencidos não controlados, Cristo não teve maus traços de caráter quando esteve neste mundo, Certa ocasião notei a diferença entre o tratamento de Pais adultos e de seu filho criança ao encontrar com pessoas desconhecidas sempre procuro olhar no olho e cumprimentá-los com Bom dia, ou boa tarde ou boa noite, ao encontrar com este casal ambos viraram a cara para mim num ar de pouco caso seu filho olhou para mim e eu disse bom dia garoto ele respondeu com sua voz infantil bom dia tio, este garoto por me responder não é prova que não possuía propensões ímpias mas elas não estavam ainda ativadas, nossas ímpias propensões não são pecados mas nos levam a pecados involuntários, após as ímpias propensões serem removidas ou vencidas não cometeremos mais pecados involuntários.

Quem são os irmãos de Cristo e porquê? Os que obedecem a Deus e são nascidos do Espírito pois são filhos do mesmo pai. Enquanto Jesus estava ainda ensinando o povo, os discípulos trouxeram a notícia de que Sua mãe e Seus irmãos estavam fora, e desejavam vê-Lo. Sabia o que lhes ia no coração, e "respondendo, disse ao que Lhe falara: Quem é Minha mãe? e quem são Meus irmãos? E, estendendo a Sua mão para os Seus discípulos, disse: Eis aqui Minha mãe e Meus irmãos; porque qualquer que fizer a vontade de Meu Pai que está nos Céus, este é Meu irmão, e irmã e mãe". Mat. 12:48-50. Todos os que recebessem a Cristo pela fé, estar-Lhe-iam ligados por um laço mais íntimo que os de parentesco humano. Tornar-se-iam um com Ele, como Ele era um com o Pai. Crendo em Suas palavras e praticando-as, Sua mãe Lhe estava mais próxima e salvadoramente ligada, do que por meio do parentesco natural. Seus irmãos não receberiam nenhum benefício de sua relação com Ele, a menos que O aceitassem como Salvador pessoal.

Como foi o nascimento de Cristo? Nasceu do Espírito. Mateus 1:18. Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Estando Maria, sua Mãe desposada com Jose, antes de se ajuntarem achou-se ter concebido do Espírito Santo.
Quando o Apostolo Paulo diz sobre a natureza humana que Cristo assumiu quando veio a esta terra ele afirmou que seria em tudo semelhantes aos irmãos e não semelhante a raça humana. "Pelo que convinha que, em tudo, fosse semelhante aos irmãos, para ser misericordioso e fiel sumo sacerdote naquilo que é de Deus, para expiar os pecados do povo.” Hebreus 2:17


5º Natureza humana, não é pecado em sí, mas o impossibilita de vencer.

A natureza que Cristo assumiu quando esteve aqui na terra era suficiente para que Cristo conquistasse a vitoria? Não. "Unicamente a natureza humana de Cristo nunca poderia ter suportado este teste, mas Seu poder divino combinado com a natureza humana ganhou a vitória infinita em favor do homem." Deserto da Tentação. Pagina 80. 

Resumindo, antes da queda era possível ao homem desenvolver um caráter puro, após a queda não, Cristo não tinha condições de manter um caráter perfeito mediante sua natureza humana, isso é prova que sua natureza não era pré-lapsariana, se sua natureza fosse perfeita e mesmo assim não fosse possível de vencer o teste, satanás teria razão, pois ele acusou Deus de estabelecer uma norma impossível ao homem, Cristo venceu através da comunhão com o Pai, isso serviu de exemplo para nós, só conseguiremos vencer se estivermos em comunhão constante com Cristo. 

(João 6:57), disse Cristo aos discípulos:  Da mesma forma como o Pai que vive me enviou e eu vivo por causa do pai, assim aquele que se alimenta de mim viverá por minha causa.

(João 14:10)  Você não crê que eu estou no pai e que o pai esta em mim? As palavras que eu digo não são apenas minhas. Ao contrario, o Pai, que vive em mim, está realizando a sua obra

(João 14:20) Naquele dia, compreenderão que eu estou em meu Pai, vocês em mim, e eu em vocês.

"Visto a lei do senhor ser perfeita, e assim imutável, é impossível para os homens pecadores 
satisfazer, por si mesmo, uma norma de sua exigência. Por que Jesus veio como nosso Redentor. Era Sua missão, tornar os homens participantes da natureza divina, pô-los em harmonia com os princípios da lei celestial. Quando abandonamos os nossos pecados, e recebemos um Cristo como nosso Salvador, uma lei é exaltada. Pergunta o apóstolo Paulo: "Anulamos, pois, um lei por fé? De modo nenhum, antes dos registros a lei. " Romanos 3:31 . {MDC 50,1}. Maior Discurso de Cristo, pagina 50.

Quando nascemos do Espírito passamos a ser irmãos de Cristo por parte de pai, participantes da natureza divina e semelhante a Cristo. Quando uma pessoa é de fato convertida? Raramente isso ocorre na data do batismo. O batismo é apenas uma cerimônia não um sacramento, a conversão ocorre quando existe uma mudança nos sentimentos e atitudes das pessoas.

Por não possuímos justiça em nós mesmos com a qual pudéssemos satisfazer às exigências da lei de Deus, Cristo nos proveu um meio de escape.

Através da morte de Cristo somos perdoados de nossos pecados e recebemos o poder de Deus que nos eleva a uma condição superior de obediência isso é confirmado quando diz que passamos a ser participantes da natureza divina após a conversão.

Cristo já nasceu do Espírito quando Criança e seu caráter foi mantido perfeito ele não tinha nenhuma propensão pecaminosa, a situação que ele teve só conseguimos após a conversão.

Se a condição a qual Cristo possuía quando esteve na terra não fosse possível a nós nem mesmo através do poder de Deus, ele não serviria para ser nosso exemplo.

Se Cristo assumisse uma natureza humana caída com todas as deslealdade que nós temos ele não serviria para ser nosso salvador.

Então Cristo possuiu uma natureza humana decaída e elevada e nos possibilita a sermos participantes da mesma natureza humana que ele assumiu quando esteve aqui.

Salvação dos pecados e participar da natureza divina é dom de Deus. É dado de graça a todos os que aceitarem.

Só assim Cristo é nosso exemplo a ser seguido e de fato o cristianismo não é uma historinha da carochinha incoerente e ilógica.

Salvação da morte eterna, ou vitoria no caso seria vencer como Cristo venceu. Depende do ser humano adaptar para a nova vida ou depende de critérios a serem obedecidos?

Sê Cristo quando veio a esta Terra tivesse assumido uma natureza humana pré-lapsariana, ele não serviria para ser exemplo pra ninguém antes de sua segunda vinda.

Natureza humana decaída só será transformada por ocasião da segunda vinda de Cristo. À Sua vinda, os justos que estiverem mortos ressuscitarão, os vivos serão transformados. 

"Nem todos dormiremos", diz Paulo, "mas todos seremos transformados, num momento num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e que isto que é mortal se revista da imortalidade." I Cor. 15:51-53.

Sabendo que o evangelho de Cristo é o poder de Deus para nos tornar participantes da natureza divina. Se não precisássemos de melhorar nossa condição para herdar a vida eterna, pra que pregar o evangelho de Cristo?

6º. O Caráter e sua importância.


Se nossa condição não precisasse ser melhorada porque seria necessário caráter perfeito? O ideal de Deus para Seus filhos é mais elevado do que possa alcançar o mais elevado pensamento humano. O Deus vivo deu em Sua santa lei uma transcrição de Seu caráter. O maior Mestre que o mundo já conheceu é Jesus Cristo. E qual a norma que Ele deu para ser alcançada por todos os que nEle crêem? "Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus." Mat. 5:48. Como Deus é perfeito em Sua alta esfera de ação, assim pode o homem sê-lo em sua esfera humana. O ideal do caráter cristão é a semelhança com Cristo. À nossa frente se abre um caminho de progresso constante. Temos um objetivo a alcançar, uma norma a satisfazer, que incluem tudo que é bom, e puro, e nobre e elevado.
"Deve haver contínuo esforço e constante progresso para a frente e para cima, rumo da perfeição de caráter." Manuscrito 16, 1896. 

"O selo do Deus vivo será posto somente naqueles que têm a semelhança de Cristo em caráter..."  SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 970.


"Porque é necessário perfeição de caráter? Porquê a base do caráter são os pensamentos e sentimentos. Até vossos pensamentos devem ser trazidos em sujeição à vontade de Deus, e vossos sentimentos sob o domínio da razão e da religião. Vossa imaginação não vos foi dada para que se lhe permitisse correr desenfreada à sua maneira, sem nenhum esforço para restringi-la ou discipliná-la. Se os pensamentos forem maus, maus serão também os sentimentos; e os pensamentos e os sentimentos, combinados, constituem o caráter moral. Quando julgais que, como cristãos, não vos é requerido restringir os pensamentos e sentimentos, sois levados sob a influência dos anjos maus, e convidais a sua presença e o seu domínio. Se cederdes às vossas impressões, e permitirdes que os pensamentos sigam o rumo da suspeita, da dúvida, dos lamentos, achar-vos-eis então entre os mais infelizes dos mortais, e vossa vida se demonstrará um fracasso." Mensagens aos Jovens, pág. 92.

Onde é gerado o pecado? Nos pensamentos acariciados. Pecado é escolha não atitude e as pessoas confundem isso. Vamos a algumas passagens comprovando. "Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado gera a morte."
Note, dar a luz = gerar = conceber. De acordo com Ellen G. White "conceber é dar rédeas a maus pensamentos, pensamentos acariciados gera o pecado. A vida do cristão apenas começou agora. Ele precisa... prosseguir "até a perfeição". Heb. 6:1. Ele precisa levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo." 28 de Novembro MM Nossa alta vocação. 1962.

"Quando julgais que, como cristãos, não vos é requerido restringir os pensamentos e sentimentos, sois levados sob a influência dos anjos maus, e convidais a sua presença e o seu domínio. Se cederdes às vossas impressões, e permitirdes que os pensamentos sigam o rumo da suspeita, da dúvida, dos lamentos, achar-vos-eis então entre os mais infelizes dos mortais, e vossa vida se demonstrará um fracasso." Mensagens aos Jovens, pág. 92.
Porquê devemos levar cativo nossos pensamentos? Cristo dá mais uma dica de onde gera o pecado. "Pensamentos impuros levam a impuros atos. Se Cristo for assunto de contemplação, os pensamentos ficarão largamente separados de qualquer assunto que levará a atos impuros. A mente se fortalecerá ao demorar sobre assuntos enobrecedores. Se educada a fluir no conduto da pureza e santidade, tornar-se-á sadia e vigorosa. Se educada a demorar-se em temas espirituais, ela naturalmente tomará esse rumo. Mas essa atração dos pensamentos para coisas celestiais não pode ser alcançada sem o exercício da fé em Deus e um fervoroso e humilde apoiar-se nEle para receber a força e graça que seja suficiente para qualquer emergência." Testimonies, vol. 2, pág. 408.

Eu, porém, vos digo: Qualquer que olhar para uma mulher com intenção impura, no coração, já adulterou com ela. Mat. 5:28, olhar para uma mulher não o torna adultero mais acariciar maus pensamentos o torna, olhar com intenções impuras Cristo mostra os detalhes.

Sabendo que o pecado e concebido nos pensamentos e a base do caráter são os pensamentos e sentimentos, passamos a entender o motivo de existir a necessidade de caráter perfeito.
"Para que Cristo venha é preciso ter um povo preparado para sua segunda vinda, Satanás esta impedindo que as pessoas se preparem para a sua vinda. Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: "Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim." João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia." Grande Conflito. Pagina 628

7º. O antídoto que encontramos na doutrina pré-lapsariana.

Elevar a condição de Cristo quando esteve nesta terra a um patamar que não nos serve como exemplo. ( isso é contra Cristo pois ele é nosso exemplo) 

Conseqüência do primeiro item levar as pessoas acreditarem que Santificação ou perfeição de caráter é impossível nesta vida. ( Isso anula completamente o sentido pois o evangelho de Cristo é o poder de Deus para nos dar vitoria ao pecado, para nos tornar participantes da natureza divina) 

Negar que Cristo venceu o pecado em carne do pecado. 1 João 4:2 diz que aquele que nega que Cristo veio em carne é o Anti-Cristo, seja coerente você viu alguém dizendo que Cristo não veio em Carne? Mesmo se visse, isso não enganaria a ninguém que tivesse o mínimo de coerência e estudasse a Bíblia, mesmo superficialmente, mas é preciso estudar a Bíblia e não ficar involucrados em um texto apenas, a que carne se refere? Vamos a Romanos 8:3 – Cristo venceu o pecado em carne do pecado. Sendo assim podemos afirmar que aquele que afirma que Cristo não venceu o pecado em carne do pecado esta com o espírito do diabo e é o anti-Cristo. Pergunto, Adão antes da queda possuía carne do pecado? Lógico que não, então todas as pessoas que pregam que Cristo não assumiu uma natureza humana caída esta pregando doutrinas de demônios, mas existem pessoas boas fazendo isso, peço que considerem e orem pois vejo o inimigo enganando a maioria das pessoas com esta doutrina absurda. 

Observações:

a) Se Cristo assumiu uma natureza pré-lapsariana, ele não serve para ser nosso exemplo e ele não foi semelhante a raça humana caída em nada e sim semelhante aos nossos finados pais Adão e Eva em tempo parcial ou seja antes da queda. 

b) Se Cristo assumiu uma natureza pré-lapsariana, porque é necessário juízo investigativo? irá investigar o quê? Já que a natureza humana é pecado e Cristo não pode possuir, porque estaria pecando e nós somente nos livraremos dela por ocasião da segunda vinda de Cristo? 

c) Já que o pecado não seria abandonado por completo como adaptarmos para o Céu sendo que é impossível, já que nossa natureza nos impediria? "A perfeição de caráter que Deus requer é a adaptação do ser todo como templo para a habitação do Espírito Santo. O Senhor requer o serviço da pessoa toda. Ele deseja que homens e mulheres se tornem tudo o que Ele lhes tornou possível ser. Não é suficiente que apenas certas partes do organismo humano sejam usadas. Todas as partes devem ser levadas à ação, caso contrário o serviço será deficiente." O Cuidado de Deus MM 12 de Novembro 1995 

"É imputada a justiça pela qual somos justificados; aquela pela qual somos santificados, é comunicada. A primeira é nosso título para o Céu; a segunda, nossa adaptação para ele." Mensagens aos Jovens, pág. 35.

Texto escrito por Mizael Marques Martins



2 comentários:

  1. Ola amigos, peço licença para sugerir uma palestra do Pr Dennis Priebe, que responde a seguinte pergunta: "Por que a natureza de Cristo é importante?" https://www.youtube.com/watch?v=kGI-KoMs3fk&t=971s

    ResponderExcluir